03/04/2011 00h08

Missa na Igreja de São Gonçalo marca Feira da Esperança e da Solidariedade

Feira é uma iniciativa. da Arquidiocese de Maceió em parceria com os movimentos do campo

por Ascom CPT/Alagoas
Dom Antônio Muniz verificou de perto os produtos vendidos na Feira da Esperança e da Solidariedade (Foto: Helciane Angélica/CPT Alagoas

Na manhã deste sábado (02.04), na Igreja de São Gonçalo no bairro do Farol em Maceió, foi celebrada uma missa pelo Arcebispo Dom Antônio Muniz que fez parte da programação da Feira da Esperança e da Solidariedade. Também participaram os padres Delfino, José Augusto e Rogério Madeiro – coordenador das pastorais sociais.

O Arcebispo destacou a necessidade de termos a reforma agrária e o esforço de todas as instituições do campo que defendem as famílias camponesas, que realizam uma produção em equilíbrio com a natureza e lutam em defesa da vida. “Essa luta é importante, independente, de muitas pessoas criticarem e tentarem desmoralizar a reforma agrária. É preciso que a gente mostre o lado bonito, e se existe algo ruim é para concertar. Vamos aqui abençoar esses movimentos, que Deus os proteja e que eles nunca desanimem para trabalhar na terra e preservá-la”, declarou.

Durante a benção, foram chamados até o altar alguns feirantes; Carlos Lima, coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL); Zé Roberto, Diretor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-AL); Heloisa Amaral, Engenheira Agrônoma; e integrantes da Fazenda Esperança (projeto de recuperação de jovens dependentes químicos) e da Casa do Servo Sofredor – que de acordo com o Arcebispo, juntos, estão representando um cinturão da esperança e desenvolvimento humano.

Após a celebração, teve um café comunitário onde toda a renda arrecada será revertida aos projetos sociais da Igreja Católica. Também teve a apresentação da banda da Casa Dom Bosco, que proporcionou um clima de festa de interior e quermesse em plena capital alagoana. Todos os fiéis depois foram prestigiar e comprar produtos do campo com qualidade, inclusive, o próprio Arcebispo que foi cumprimentar os feirantes.

Na feira foram 50 barracas, onde acampados e assentados de várias partes de Alagoas que desde ontem (1º/04) estão vendendo 20 toneladas de alimentos, como: macaxeira, inhame, batata doce, mel do sertão, abóbora, ovos de capoeira, farinha, feijão, feijão de corda, pimenta, rapadura, pé de moleque, tapioca, beiju, artesanato, galinhas; além de verduras e frutas diversas como banana, goiaba, abacate, pinha, carambola, cajá, mamão, seriguela, maracujá, jaca, limão, pitomba e manga.

A Feira da Esperança e da Solidariedade existe desde fevereiro de 2010, acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, tem contribuído na integração das pastorais sociais e a sociedade civil. Pela primeira vez, as principais organizações que lutam em prol da reforma agrária em Alagoas, soberania alimentar e na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais estão realizando essa feira conjunta em parceria com a Arquidiocese de Maceió. A atividade será encerrada neste sábado às 14h.

24/07/2014 21:34:48 - Arquidiocese Alê Missionário
24/07/2014 15:11:26 - Arquidiocese Retiro Oásis completa 10 anos

Pastoral da Comunicação Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL