12/08/2018 15h25

Dom Antônio Muniz cria paróquia Virgem dos Pobres, no Barro Duro

Igreja será administrada pelos freis orionitas Bruno Rodrigues e Wenderson Rocha

Fillipe Lima - Comunicação Arquidiocese de Maceió
Fotos: Fillipe Lima/ Pascom Maceió

A Arquidiocese de Maceió ganhou na manhã deste domingo (12) mais uma paróquia. A capela de Nossa Senhora Virgem dos Pobres, localizada no Barro Duro tornou-se a Paróquia Virgem dos Pobres. A celebração de elevação foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

A paróquia Virgem dos Pobres será administrada pelos padres Bruno Rodrigues (pároco) e Wenderson Rocha (vigário), ambos da Ordem dos Orionitas, empossados durante o Rito de Elevação. A celebração contou também com a presença do padre Josumar dos Santos, diretor provincial.

O início do rito se deu com o juramento e profissão de fé dos, agora, administradores paroquiais. Em seguida, o Arcebispo de Maceió entregou as chaves paroquiais.

"Como Jesus disse a Pedro, eu te dou as chaves. As chaves do céu, onde tudo que ligares na Terra será ligado no Céu. O que desligares na Terra será desligado no Céu. É com esta responsabilidade que te entrego as chaves desta igreja como símbolo de teu serviço a frente desta nova comunidade que começa a crescer", disse Dom Antônio Muniz.

O rito de elevação da capela a paróquia continuou com a leitura do Decreto de Criação que foi realizada pelo novo pároco, Bruno Rodrigues.

"Conforme o cânon 501 inciso II resolvemos criar a Paróquia Virgem dos Pobres, no Barro Duro, desmembrada das paróquias de Santa Terezinha de Jesus e São Judas Tadeu", disse.

Dom Antônio, em seguida confirmou oficialmente a criação da paróquia dizendo "desde já confirmo a criação da Paróquia Virgem dos Pobres".

Durante a primeira Missa realizada oficialmente na nova paróquia, o Arcebispo de Maceió entregou aos padres Bruno e Wenderson as chaves do sacrário, as estolas roxas para a profissão e também a autoridade do batismo. Em sequência, os novos administradores receberam o ofício provincial.

O padre Bruno afirmou que recebe a administração da paróquia com grande alegria e que espera a oração de todos os fiéis da Arquidiocese de Maceió. O novo pároco disse também que o seu principal objetivo é promover a evangelização aos mais pobres.

"Na verdade, não assumo sozinho a paróquia e é uma missão muito significativa para nós da ordem orionita assumi-la porque São Luís Orione foi um santo apaixonado por Nossa Senhora. E unir o pai dos pobres a Virgem dos Pobres é um sinal de evangelização para os pobres. Temos a missão de promover a dignidade, a acolhida das pessoas que vivem em situação de exclusão e dificuldade. Contamos com o apoio de Dom Antônio e com a oração de toda a Arquidiocese", pontuou.

"A paróquia inicia o processo de estruturação, mas nós temos atendimentos às quartas-feiras e quintas-feiras a partir das 18h30 indo até às 20h30, celebrando a Eucaristia em memória a Virgem dos Pobres às quartas-feiras e Adorações às quintas-feiras. Temos também a Comunidade Nossa Senhora das Dores, no bairro do São Jorge, onde teremos atendimento às terças-feiras e às quintas-feiras com celebrações dominicais no sábado às 18 horas e domingo, às 9 da manhã", finalizou o padre Bruno Rodrigues.