09/08/2018 12h36

Paróquia de Jacuípe celebra padroeiro e sacramento do Crisma para 27 jovens

Celebração aconteceu no último dia 07

Fotos: Roberison Xavier

Vinte e sete jovens da Paróquia de São Caetano de Thiene, em Jacuípe, na Zona da Mata Norte de Alagoas, receberam o Sacramento do Crisma, na tarde dessa terça-feira (07), durante o encerramento das festividades do excelso padroeiro. A celebração foi realizada na Igreja Matriz, no Centro da Cidade, e foi presidido pelo padre Márcio Manuel Nunes.

O celebrante ministrou o sacramento da Confirmação pela primeira vez, após ser nomeado pelo arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz. O metropolita não pode se fazer presente neste momento tão sublime na vida dos jovens jacuipenses, mas designou o presbítero, que celebrou na paróquia em que iniciou as atividades do presbitério.

"Estou muito feliz por esta incumbência que o nosso arcebispo de depositou em mim, indigno servo, especialmente vindo cumprir essa missão na minha primeira paróquia, no primeiro amor. A Igreja de Jacuípe, ao celebrar seu padroeiro, se transforma no cenáculo, o lugar do Pentecostes, da vinda do Espírito Santo. Já batizados, esses nossos irmãos receberão uma unção redobrada do Espírito de Deus", afirmou o padre durante a homilia.

Para Jaime Maciel, de 20 anos, a confirmação do Batismo é também momento de realização de um sonho.

"Há muitos anos estávamos aguardando esse momento que é tão especial na vida do cristão. Somos gratos aos nossos catequistas que nos mostraram como podemos fortalecer nossa fé em Jesus. Confirmamos a nossa vontade de continuarmos na Igreja de Cristo, como discípulos e missionários da Boa Nova do Evangelho", afirmou ele.

Após a Celebração Eucarística, os fiéis saíram em procissão pelas ruas de Jacuípe entoando cantos e fazendo momentos de oração. A Paróquia de São Caetano de Thiene foi criada em 1984, mas há muitos anos a devoção ao padroeiro reacende a fé do povo jacuipense. É datado do início do século XVIII a crença local no Santo, que criou a congregação dos Clérigos Regulares e é um grande exemplo de confiança na Providência Divina.

A comunidade jacuipense esteve entre os dias 29 de julho e sete de agosto celebrando a festa de seu padroeiro São Caetano. Durante o novenário, os católicos se uniram para pedir a intercessão do Santo e meditaram sobre o ano do Laicato com o tema "Como São Caetano, sejamos Sal da Terra e Luz do Mundo".