06/08/2018 16h45

Dom Antônio Muniz preside Missa na festa de São João Maria Vianney no Clima Bom 1

O arcebispo destacou os ensinamentos do patrono dos sacerdotes

Suzana Lima e Fillipe Lima / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Fotos: Léo Almeida/Pascom São Miguel Arcanjo

Fiéis da Paróquia de São João Maria Vianney, no bairro do Clima Bom 1, na parte alta de Maceió, participaram da Celebração Eucarística Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, em homenagem ao santo e padroeiro dos sacerdotes e patrono da Paróquia, na noite do sábado (4).

Durante sua homilia, Dom Antônio relembrou o período tenebroso de perseguição que a Santa Igreja passou durante a época da Revolução Francesa, no século 18.

"Destacamos a vida de São João Maria Vianney, que teve um sacerdócio simples, mas muito importante para todos nós padres e bispos, que temos ele como patrono. Vejamos como Deus é bom como o povo. O período em que ele viveu parece muito com o nosso. São João Maria Vianney exerceu seu ministério no meio de uma revolução muito grande em seu país, na França. Ele viveu todo aquele tumulto o desejo político da França de destruir a Igreja Católica de todas as maneiras. Eles prendiam freiras, padres e os obrigavam a força a deixar a Igreja. Mas São João Maria Vianney foi designado pelo seu bispo a ir para uma cidade desconhecida chamada Ars e lá ele exerceu seu trabalho durante 40 anos naquele local pobre. Ele obedeceu fielmente seu bispo e mostrou o caminho do céu para aquele povo", contou.

O Arcebispo de Maceió reforçou em sua homilia a importância de todos os cristão seguirem os passos de São João Maria Vianney em ser fiel ao caminho de Deus.

"Precisamos seguir essa mesma estrada de São João Maria Vianney. As vezes ficamos perdidos sem saber o que fazer e mesmo diante da perseguição à Igreja. Mas temos que continuar firmes na nossa missão de mostrar e pensar nos caminhos do Céu", prosseguiu.

Dom Antônio finalizou sua explanação orientando os fiéis que somente a Palavra de Deus é possível de mostrar o caminho do Céu e que para tal, é tornarmos cada vez nossos corações bons e pacientes.

"O caminho do Céu é a Palavra de Deus que compõem esse caminho e quem vai a este local, nunca irá se perder. São João Maria Vianney nos mostrou isso de uma forma simples. Nós só precisamos ser bons, sábios e pacientes. Que nosso padroeiro nos ilumine também a trilhar este caminho sem nos perdermos", finalizou.
A paróquia celebrou seu padroeiro, de 29 de julho a 05 de agosto. A programação do setenário contou com Santa Missa, quermesse e animada festa externa, além de homenagens ao pároco, padre Alex Sandro, pelo seu aniversário sacerdotal. Encerrando no domingo, 05, com solene procissão pelas principais ruas do bairro.