03/08/2018 23h21

Setor Metropolitano Rio Largo recebe #MissãoPascom e define novo articulador

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Fotos: Pascom Sagrados Corações

O Setor Rio Largo recebeu, no domingo (29), a visita da Comissão da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Maceió para a #MissãoPascom. Com o objetivo de formar e definir o novo articulador, o encontro reuniu agentes na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, que abrange o Complexo Brasil Novo, em Rio Largo, e bairro da Forene, em Maceió.

Agentes da Pascom de sete paróquias e de três futuras paróquias participaram da programação. O encontro teve início com a Santa Missa na Igreja Matriz, presidida pelo pároco, padre Jailson Lucas. Após a celebração, a comissão arquidiocesana da Pascom teve o contato direito com os agentes, que foram orientados sobre a função da Pascom, estrutura, Diretório da Comunicação, espiritualidade e redes sociais.

Para Franciny Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, foi uma oportunidade de aprender para aperfeiçoar os trabalhos pastorais. "Foi um momento muito importante para nosso crescimento quanto pastoral. Aprender o que é ser Pascom irá nos proporcionar um trabalho mais eficiente e dedicado, já que função da pastoral é de comunicar a Palavra de Deus. O encontro também nos passou a mensagem do quanto necessitamos de uma unidade com toda a comunidade paroquial", pontuou.

Lucas Santana é o coordenador da Pascom na Paróquia Sagrados Corações e reconhece que a presença da comissão arquidiocesana fortalece o empenho das equipes. "A vinda da equipe mostra que a Pascom do nosso Setor Rio Largo está crescendo e o encontro de formação, que foi muito produtivo, veio para enriquecer o trabalho. Foi uma alegria receber a todos e proporcionar essa alegria em comunicar o Cristo", relatou.

Durante o encontro, foi realizada a eleição para definir o novo articulador. Cleilton Araújo, da Paróquia São Francisco de Assis, do Santos Dumont, foi escolhido para dar continuidade ao trabalho do agente Júnior Souza, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Rio Largo, que esteve por dois anos na função. “A principal função dele será de manter as equipes paroquiais da Pascom motivadas, pois dessa forma o serviço pastoral e ativo da Pascom estará sempre em unidade ao da Igreja”, explicou Maria Cícera, coordenadora da Comunicação da Arquidiocese de Maceió.

#MissãoPascom
As formações dos agentes da Pastoral da Comunicação no território arquidiocesano fazem parte do projeto #MissãoPascom, que tem o objetivo de implantar e fortalecer a Pastoral da Comunicação nas paróquias. "Ir até as comunidades e entrar em contato com cada grupo é muito importante para saber como está sendo feito o trabalho pastoral, e, além disso, estreitar laços”, destacou Maria Cicera.