Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Notícias / Arquidiocese

01/08/2018 20h31

Arquidiocese lança cartilha com orientações sobre as eleições 2018

Ato foi realizado durante a Misa da Paz presidida por dom Antônio Muniz

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió

A Arquidiocese de Maceió lançou, na noite desta terça-feira (31), a Cartilha de Orientação Política “Os cristãos e as Eleições 2018”, produzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O ato aconteceu durante a Missa pela Paz, presidida por dom Antônio Muniz Fernandes na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

O arcebispo metropolitano comentou, durante a homilia, a realidade que, para ele, precisa estar em discussão no processo eleitoral. “Estamos vivenciando um quadro assustador. São mortes e mais mortes de mulheres, jovens negros, moradores de rua e homossexuais. Nos próximos dias, também veremos o grande espetáculo: audiências, comandadas pela ministra Rosa Weber, na tentativa de legalizar a morte de inocentes", lamentou.

"Estamos preocupados com esta realidade triste e esta cartilha é uma semente que precisa ser plantada em casa, nas escolas, universidades e movimentos, para que todo mundo esteja unido, visando construir uma cidade e um país de paz. A voz da Igreja vai sempre gritar contra qualquer tipo de violência, defendendo a vida onde ela é mais discriminada", explicou dom Antônio Muniz.

No final da celebração, o metropolita apresentou os membros da Comissão de Fé e Política da Arquidiocese para o lançamento oficial da cartilha A Comissão tem uma atuação contínua e está responsável pela divulgação das orientações. Fiéis, políticos, pré-candidatos, representantes da OAB e de movimentos e pastorais receberam o exemplar.

Com o lema "Alegres por causa da esperança (Rm 12,12)", a cartilha foi distribuída pelo Regional Nordeste 2 da CNBB e tem o objetivo de orientar eleitores e candidatos. Ela apresenta as preocupações da Igreja diante da realidade de corrupção no país, o incentivo da participação dos leigos na política, as alterações na lei eleitoral e os critérios para o voto consciente.

Josefa Galdino é da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística e Santo Antônio no Village e participou da celebração. "Achei muito boa a iniciativa, porque vai incentivar a cada um de nós a pensar antes de escolher os candidatos. Sempre rezo pelos políticos e estou levando a minha cartilha para ler em casa com a minha família. Já li aqui uma frase interessante, que voto não tem preço, mas sofremos consequências. Que o Espírito Santo ilumine a cada um para guardar no coração o que o arcebispo falou", relatou a fiel.

Para o vice-presidente da OAB Alagoas, Ednaldo Maiorano, é importante que as instituições tenham iniciativas como essa para que o país viva os valores éticos e morais. "É um compromisso cidadão no propósito de aperfeiçoarmento dos ideiais democráticos não só em tempo de eleições, mas acima de tudo que isso possa servir como uma semente frutífera, como bem falou dom Antônio, a se espalhar constantemente no ambiente da sociedade para que todo processo democrático possa ser determinado pela moralidade pública e pelo respeito a vontade do povo", afirmou o advogado.

A cartilha pode ser adquirida da Cúria Metropolitana, em frente ao colégio Marista, no Farol, e nas paróquias.

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL