30/07/2018 16h58

Mais de 100 católicos recebem o sacramento da Crisma

Jovens e adultos confirmam a fé em Deus aceitando Seu Espírito Santo.

Amélia Sandes - Pascom Santa Terezinha (Serraria)
Fotos: Luciana Padilha

O arcebispo metropolitano de Maceió Dom Antônio Muniz Fernandes ungiu com o óleo do Crisma a testa de 103 católicos durante celebração realizada no último dia 27. A santa celebração aconteceu na paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro Serraria, em Maceió.

O sacramento da Crisma é do Espírito Santo. Ele completa o batismo e atesta a escolha dos cristãos em servir a Deus em atos e palavras, imitando Jesus. Quem aceita receber a Crisma precisa ter uma preparação anterior para ser revestido do Santo Espírito.

São dois anos de preparação e aprendizado para o momento especial em que o batismo é confirmado na idade onde há discernimento e certeza da fé que quer seguir. O principal requisito para a preparação é querer receber o Espírito Santo, fazer uma boa confissão e deixar o pecado. A Crisma é obrigatória para os católicos.

Segundo a catequista Márcia Paes, é uma festa quando as pessoas procuram o sacramento. “Às vezes os jovens vêm por imposição dos pais; outros, quando o Espírito Santo toca, vêm por vontade própria. Então, vamos apresentando Jesus para eles e nossa recompensa é quando ouvimos frase do tipo: ‘obrigada pelo que fizeram por meu filho’”, emociona-se a catequista.

Este ano a turma de crismandos foi formada por pessoas com idade entre 14 e 87 anos de idade.

O bispo ungiu os crismandos dando a benção do Espírito Santo. Segundo Dom Antônio, é uma celebração da fé cristã.

“O desafio do assistido pelos sacramentos é seguir Jesus. Não são os ensinamentos deste mundo que detêm a nossa vida cristã”, ensinou.

O monsenhor José Augusto, pároco de Santa Terezinha do Menino Jesus, revela o cuidado com a vida eucarística do seu rebanho. “É preciso ao crismando permanecer na igreja e participar da eucaristia”, destacou.

Exemplo de caminhada cristã
Lúcia Montenegro Mota, aos 87 anos ainda não era crismada porque esperava uma madrinha que a mãe escolhera. Mas a madrinha nunca veio acompanhá-la em sua confirmação de fé.

Na convivência em grupos da igreja, conheceu Alda, vizinha e amiga de oração e, sem demora, convidou-a a ser sua madrinha de Crisma.

"Eu queria me crismar e estava com vergonha da minha idade, meus cabelos brancos... Agora estou muito feliz! Desde a Crisma estou muito feliz," enfatizou dona Lúcia.