30/07/2018 02h36

Missa e procissão encerram Festa de Nossa Senhora do Carmo na Catedral

Celebração foi presidida por dom Genival Saraiva, vigário geral da Arquidiocese de Maceió

Thiago Aquino e Filipe Lima / Comunicação Arquidiocese de Maceió
(Foto: Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió)

A Ordem Terceira do Carmo, da Arquidiocese de Maceió, celebrou o dia solene da festividade de Nossa Senhora Carmo, na tarde deste domingo (29), na Catedral Metropolitana. A Missa foi presidida por dom Genival Saraiva, vigário-geral da Arquidiocese e concelebrada pelo frei Ricardo Nunes, diretor espiritual do Sodalício São José. A procissão no Centro encerrou a programação.

A solenidade começou com o Ofício de Nossa Senhora do Carmo com a presença de aspirantes, noviços, postulantes e professos da Ordem Terceira, além de movimentos marianos, como Mães que Oram pelos filhos, e fiéis da comunidade.

Na homilia, dom Genival Saraiva frisou a importância da presença materna de Maria na Igreja e adevoção à Mãe Virgem do Carmo. “O dia de hoje é uma expressão de uma devoção enraizada tanto na história quanto no coração das pessoas. Demos graças a Deus por termos uma Mãe que nos orienta a seguirmos os passos do Pai,” afirmou.

Para Frei Ricardo Nunes, diretor espiritual do Sodalício São José, como é chamado o grupo no território arquidiocesano, gratidão define o dia festivo: “O sentimento é de gratidão a Nosso Senhor por tantas graças e bênçãos recebidas nesses três dias de tríduo. A gente ver nos olhos de quem participou da Celebração Eucarística e da procissão. É um sinal de devoção e de fé do povo de Deus”.

Angélica Rodrigues foi uma das nove aspirantes que recebeu a imposição do escapulário para se tornar postulante, durante a terceira noite do tríduo, no sábado (28), e não ficou de fora do dia solene. “Estou muito emocionada por participar da Ordem Terceira do Carmo e por ser agora postulante para prosseguir na Ordem . Tudo para honra e glória do Senhor. É um sentimento indescritível”, relatou.

Após a Santa Missa, os fiéis saíram em procissão com o andor de Nossa Senhora do Carmo por algumas ruas do Centro de Maceió. Ao voltar para a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, frei Ricardo fez imposição do escapulário em fiéis.

O Tríduo

Centenas de fieis compareceram à Catedral para o Tríduo entre 26 e 28 de julho. Ofício de Nossa Senhora do Carmo, Santa Missa e a imposição dos escapulários marcaram os dias de louvor em honra à padroeira. Na abertura, quinta-feira, frei Ricardo abençoou os avós pedindo a intercessão de Sant'Ana.

O prior Sidcley Leite explicou que a festividade é sempre um motivo de alegria para todos os que convivem com a espiritualidade. "A festa é o ápice de todo carmelita da nossa ordem de leigos carmelitanos. Temos como finalidade promover o Reino de Deus e também o carisma carmelitano. Escolhemos sempre a última semana de julho para que as pessoas possam participar da festa da província em Recife, que acontece no meio do mesmo mês", falou.