11/07/2018 13h11

Seminário discute pedagogia do Padre José Kentenich

Evento foi promovido pela Mãe Rainha contou com a participação de diversos estados

Fotos: Carlos Roberto

Nos dias 6, 7 e 8 de julho aconteceu na Arquidiocese de Maceió, o Seminário sobre a Pedagogia do Padre José Kentenich. O evento ocorreu no Colégio Santa Úrsula e abordou a Educação, Bioética, Espiritualidade na Educação, Perfil do Educador, entre outros.

Gislaine Lopes, membro da comissão arquidiocesana e da coordenação do evento, lembrou que o evento acontece em memória dos 50 anos do falecimento do fundador. “É a primeira vez que Maceió sedia esse evento. Queremos fazer uma reflexão enquanto educador. A sua pedagogia é aplicada a mais de 80 anos no Colégio Mãe de Deus e algumas universidade no mundo. Queremos aqui gerar frutos na escola, no trabalho e na família”.

Jane Beatriz e Júlio Cesar Machado são do Instituto da Família e vieram de Porto Alegre para ministrar oficinas sobre o tema.

“Conhecemos o movimento através de uma tia que nos convidou para a inauguração do santuário em Porto Alegre. Fizemos várias visitas e com o tempo fizemos a Aliança de Amor”, disse Jane.

“A proposta inspira uma nova forma de educar o leigo sintetizado em uma constelação de cinco estrelas: ideal, vinculações, aliança, confiança e o movimento”, explicou Júlio César que é professor aposentado e disse que sua vida educacional foi inspirada pelo padre Kentenich.

Jane também contou da sua experiência. “Fui educadora educacional e no encontro com os pais e com os estudantes aplicava esta pedagogia”.
Celina Cavalcante veio diretamente da Arquidiocese de Natal para participar do seminário. “Recebia a imagem da Mãe Peregrina e sempre tive uma ligação profunda com Nossa Senhora”. O evento para ela foi um momento de reflexão.

“Também sou pedagoga e todo esse conteúdo irá facilitar na minha atuação enquanto missionária e na sala de aula. Nosso fundador já se preocupava com a massificação do ser humano e mecanização gerada pela modernidade. Algo extremamente atual”.

O assistente eclesiástico do movimento para o Regional Nordeste II, Padre Pedro Cabello, destacou a importância da pedagogia do padre Kentenich para os dias de hoje. “Ele tocou muito na questão de aproximar Deus novamente para a Ciência, e para o cotidiano do homem. A experiência da vida só é completa com a presença do criador”.

Para conferir as fotos do evento, CLIQUE AQUI.