28/06/2018 02h12

Políticos e pré-candidatos participam de Missa presidida por dom Antônio Muniz

Dia de Oração pela Santificação dos Políticos e pela Paz no Brasil aconteceu no Santuário Virgem dos Pobres

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Fiéis rezaram pelos políticos alagoanos (Foto: Suzana Lima / Comunicação Arquidiocese de Maceió)

Em meio a fogos que anunciavam os gols do Brasil no jogo da Copa do Mundo, fiéis rezavam no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, na tarde dessa quarta-feira (27), pela santificação dos políticos e pela paz no Brasil. O arcebispo metropolitano, dom Antônio Muniz, presidiu a Santa Missa com a presença de deputada, vereadores e pré-candidatos que vão disputar as próximas eleições.

A programação teve início às 15h com orações próprias para o Dia de Oração pela Santificação dos Políticos e pela Paz no Brasil, que foram conduzidas pelo padre Cícero Luiz Calado. Louvor, oração e adoração ao Santíssimo Sacramento marcaram o primeiro momento.

A Santa Missa foi presidida por dom Antônio Muniz, concelebrada por dom Genival Saraiva, vigário-geral da Arquidiocese, e cônego Walfran Fonseca, coordenador da Comissão de Fé e Política.

“O nosso desejo hoje aqui no Santuário Virgem dos Pobres é de orar e oferecer a nossa oração para todos os políticos, para que vocês procurem produzir, junto conosco, bons frutos. Diante da forma como a política está organizada hoje no Brasil, estamos precisando de árvores sadias e boas. E políticos bons só podem dar bons frutos para a nação”, disse o arcebispo. “A Igreja reza e pede a Deus que ilumine o coração do povo para que façam uma escolha consciente”.

Dom Genival Saraiva também falou aos fiéis e políticos: “A Igreja não exerce o papel de indicar nomes para a política partidária, mas tem a missão de oferecer os critérios para um voto consciente e, desta forma, conscientizar as pessoas”.

A prece pelos políticos também foi colocada durante a consagração a Virgem dos Pobres. Dom Antônio aspergiu com água benta os políticos presentes. O arcebispo também adiantou que a Arquidiocese de Maceió está preparando o lançamento de uma cartilha de conscientização sobre o voto. Falou ainda que acontecerá uma vigília de oração no dia 06 de outubro, às vésperas das eleições, também no Santuário, com o objetivo de rezar pelos brasileiros que irão às urnas.

Para o vereador da cidade do Pilar, Clewinho Cavalcante, é preciso que os políticos deem o testemunho cristão no contexto político. “Eu achei muito especial a iniciativa de dom Antônio de promover este momento, porque nós sempre necessitamos de oração, renovação espiritual e de estarmos em sintonia com os princípios cristãos. Nós, políticos, precisamos lutar pelas famílias e dar o testemunho, porque é possível sim ser católico e dar testemunho na política”, falou o legislador.

Marcaram presença Jó Pereira, deputada estadual; Dudu Ronalsa, Silvio Camelo, Eduardo Canuto e Tereza Nelma, da Câmara Municipal de Maceió; Sival Clemente, vereador da cidade de Chã Preta; Klevinho Cavalcante, vereador de Pilar; Janine Tenório, vereadora de Murici; e os pré-candidatos Cauê Castro e Fátima Canuto.

O padre Geison Araújo, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Murici, também concelebrou a Missa, que foi transmitida ao vivo pela Rádio Imaculada Conceição AM 1320 e FM 92,3. Após a celebração, houve uma confratenização junina com a participação do ministério Coral de Anjos.