Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Notícias / Arquidiocese

26/06/2018 16h57

Festa de São Pedro Pescador mobiliza comunidade no Disque Estrada

Corrida de canoas e barcos à vela pela Lagoa Mundaú fazem parte da programação

Micheliny Tenório - Comunicação Arquidiocese de Maceió
Itainan dos Santos - Seminarista

No domingo (24) a Comunidade de São Pedro Pescador realizou a abertura da Festa da futura Paróquia de São Pedro e São Francisco, que será instalada no Dique Estrada. A celebração na Capela foi presidida pelo reitor do Seminário e pároco da Catedral Metropolitana, Cônego Severino Fernando.

O diácono Adriano está como administrador da Capela de São Pedro Pescador e junto à comunidade estarão prosseguindo com a festividade, que se estenderá até o dia 29, quando haverá a corrida de canoas e barcos à vela pela Lagoa Mundaú, após a missa, e em seguida a procissão.
Cônego Severino falou sobre a necessidade de fortalecer a espiritualidade para promover a evangelização, que deve ser constante, ao inserir a instalação da nova paróquia como um dos meios para a disseminação da Palavra de Deus.

“É o início de uma espiritualidade profunda. Uma festa que renova o espirito do cristão e da igreja celebrante. É um momento especial para todos nós”, ressaltou o reitor do Seminário ao lembrar a motivação do arcebispo Dom Antônio, O Carm. para esta nova realidade da comunidade de São Pedro Pescador.

“Precisamos intensificar a evangelização em nossa igreja particular, a nossa Arquidiocese. Intensificar significa ir ao encontro das pessoas, abrir as portas para o acolhimento dos fiéis; despertar os fiéis que estão adormecidos na fé e trazer de volta aqueles que estão longe do coração de Deus. Criar a paróquia tem essa perspectiva. ”, acrescentou Cônego Severino a destacar a decisão de São Pedro em ser um apóstolo de Cristo.

A programação da festa segue durante toda a semana com a celebração de missas. A corrida de canoas e barcos à vela está sendo organizada pelos pescadores e marisqueiras que residem à beira da Lagoa Mundaú.
São Pedro

Pedro era um simples pescador que ao conhecer Jesus recebeu um convite “para ser pescador de homens”. Seu nome de batismo era Simão, porém, tornou-se Pedro e conforme relato nos Evangelhos foi-lhe dado por Jesus Cristo em pessoa: Pedro, a “Rocha”.

Primeiro papa da Igreja Católica, São Pedro é tido pelo senso comum como o “porteiro” do céu numa referência ao que Jesus lhe confiou, mencionado no capítulo 18 do Evangelho de Mateus, versículo 18: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

 

Confira programação

 

Dia 26/06 – Terça-feira
Noiteiros: Comunidade São Francisco
Famílias: São Francisco e Lima Martins
Música: Arcanjo de louvor

Dia 27/06 – Quarta-feira
Noiteiros: Legião de Maria
Famílias: Elói, Araújo e Souza Santos
Música: Alexandre Santos

Dia 28/06 – Quinta-feira
Noiteiros: RCC e homens do Terço Família, Sandra Barbosa, Lins Pereira e Construção Parnair (Dona Lourdes e Amaro)
Música: Homens do Terço

Dia 29/06 – Quinta-feira
Solenidade de São Pedro 
Missa solene – às 8h na Colônia de Pescadores Z5
Animadores – Comunidade São Pedro, Pescadores e Marisqueiras
Música - Novo Millenium
Procissão – às 16h
Missa Festiva (após procissão)
Animadores – Todas as comunidades, pastorais e movimentos
Famílias – Jorge de Pedra, Vandete Reis, Rodrigues, Santos Torres, Valdo e Florenço
Música – Prisma/São Vicente

 


 

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL