Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Notícias / Arquidiocese

31/05/2018 21h01

Milhares de fiéis católicos participam da tradicional procissão de Corpus Christi em Maceió

Milhares de fiéis católicos participam da tradicional procissão de Corpus Christi em Maceió

Fillipe Lima / Pascom Maceió
Wanderlan Oliveira / Pascom Maceió

 Milhares de fiéis católicos participaram da procissão e da Missa de encerramento da festa de Corpus Christi, em Maceió. As celebrações foram presididas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes.

 
A festa de Corpus Christi tem nove séculos de tradição e é uma das celebrações mais importantes da Fé Católica em todo o mundo. O Arcebispo de Maceió afirmou que neste dia é preciso celebrar o Contrato do Senhor de maneira real e concreta. Dom Antônio Muniz comemorou também a maior quantidade de fiéis que estão comparecendo aos festejos a cada ano que passa.
 
"Esta festa tem um caráter universal para toda a Igreja porque é a celebração concreta do mistério da Eucaristia e a presença de Cristo em nossas vidas. Nós celebramos para recordar que o corpo místico também é real, pois o sangue está presente na vida de cada ser humano que é uma particula desta vida divina com Cristo. Fico muito feliz por ver que a festa tem crescido cada vez mais. Antigamente se fazia uma procissão modesta e não havia pouca ênfase dada a festa de hoje. Muitas dioceses festejavam no domingo por causa do comércio que tem tomado conta de tudo. Mas aqui na nossa cidade, tudo para e nós temos aumentado o roteiro de acordo com a disposição. Sem contar que a multidão tem sido cada vez maior e precisamos de um local mais espaçoso", explicou.
 
A procissão teve início na Catedral Metropolitana de Maceió por volta das 16 horas e seguiu em direção ao grande estacionamento do bairro histórico de Jaraguá, na orla da capital alagoana.
 
Durante o cortejo, os fiéis passaram sobre os tradicionais tapetes, que foram confeccionados pelos jovens de diversas comunidades da arquidiocese.
 
Os jovens Arthur Cavalcante e Natália Pedrosa - da paróquia Rosa Mística, no bairro de Jatiúca - participaram pela primeira vez da confecção dos tradicionais tapetes para a procissão de Corpus Christi. Segundo eles, todo o trabalho para obra ficar pronta dura em média duas horas.
 
"Já tínhamos vindo em outras ocasiões, mas somente para olhar os tapetes e participarmos da procissão. Mas neste ano estamos ajudando a produzir os tapetes e esperamos que fiquem bons", afirmaram.
 
Lucila Brandão e Thaíse Cavalcante, que são membros do Movimento Familiar Cristão, que também estavam confeccionando os tapetes pelo terceiro ano. Elas voltaram a pôr as mãos na massa este ano após a chuva ter dado uma trégua, o que não aconteceu em 2017.
 
"Este é um momento que causa muita ansiedade no grupo, mas a gente não esquece desse momento de espiritualidade que traduz o verdadeiro sentido desta ação. Para a gente é sempre muito animado de participar e há muita empolgação de nossa parte. Estamos participando pelo terceiro ano e ainda bem que não está chovendo como no ano passado", comentaram.
 
Para a dona Etilde Figueiredo, a festa de Corpus Christi tem sido cada vez maior em Maceió e que a festa é mais uma oportunidade de manifestar publicamente a sua fé na presença Nosso Senhor Jesus Cristo no mistério da Eucaristia.
 
"Para mim é uma alegria enorme, uma realização pessoal e a certeza maior de que Nosso Senhor Jesus, tão generoso, que deixou a Sua presença viva para todos nós. A Eucaristia que celebramos é o esse testemunho mais linda que podemos dar. E temos a obrigação batismal de profeçar publicamente a todos que ser cristão é algo maravilhoso e de muita felicidade. E cada ano eu tenho percebido mais pessoas aqui porque eu tenho certeza que mais e mais pessoas estão tendo a certeza do Cristo ressuscitado em seus corações", pontuou.
Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL