18/05/2018 20h02

Dia de oração pela unidade reúne arcebispo e pastores em Maceió

Evento promovido mundialmente faz parte da Semana de Oração pela Unidade Cristã

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Ato foi realizado no Centro de Cultura e Artes Dom Santino

O arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, participou do Dia de Oração pela Unidade Cristã, encontro ecumênico que faz parte da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Promovido mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, o evento em Maceió foi convocado pelo arcebispo. O ato aconteceu no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino, na noite dessa quinta-feira (17), e reuniu católicos e evangélicos.

"Desde o Concílio Vaticano II, mais de 50 anos atrás, este momento passou a ser uma realidade. É uma oportunidade de sentarmos juntos, ouvirmos uns aos outros, cantar e confraternizar. É isto que Jesus nos pede: que a gente tenha essa capacidade de levar adiante a proposta da unidade, buscando aquilo que nos une", afirmou dom Antônio Muniz, que conduziu o encontro.

Padres, pastores e fiéis participaram da programação, utilizando o subsídio oficial. O Movimento dos Focolares, a Igreja Evangélica Luterana e o Seminário Arquidiocesano realizaram momentos de louvor. Durante o momento de apresentação de cada líder religioso, foram apresentados temas como violência, desigualidade social e eleições, destacando a importância da unidade das instituições cristãs na busca pelo bem comum.

O pastor Wellignton Santos, da Igreja Batista do Pinheiro, acredita que o ato significa um passo importante para a reflexão sobre o papel do cristianismo: "a busca pela unidade é fundamental para qualquer projeto que vise trazer dignidade e justiça para o nosso país. O que nos identifica é muito maior do que o que nos separa, o que não podemos é viver um espírito de torcida organizada".

Para finalizar o evento, houve confraternização e a entrega do barco ornamentado ao pastor João Carlos Tomm, da Igreja Evangélica Luterana. A peça artesanal e símbolo do encontro vai visitar as igrejas.

Também marcaram presença o vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, Monsenhor José Augusto; padre Manoel José, coordenador de Pastoral da Arquidiocese; pastor Lindonjonson, do Ministério El Shammah; pastor Wando Oliveira, da Congregação Batista da Alegria; pastor Glauco Moreira, presidente da Ordem dos Pastores de Alagoas e a pastora Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro, além de padres e representantes das igrejas.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.