16/05/2018 12h53

Procissão Luminosa de Nossa Senhora de Fátima reverencia Solenidade de Ascenção do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações

Encontro das imagens de Fátima e Virgem dos Pobres celebrou também o Dia das Mães

Micheliny Tenório - Comunicação Arquidiocese de Maceió
Suzana Lima - Comunicação Arquidiocese de Maceió

A Solenidade de Ascenção do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações foi comemorado durante todo o domingo, 13, com uma programação iniciada pela manhã, com adoração ao Santíssimo Sacramento e missas no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, e encerrada com missas e a Procissão Luminosa de Nossa Senhora de Fátima, que saiu da Igreja de São Lucas para o Santuário, onde houve o encontro das imagens de Nossa Senhora.
Durante sua homília, o arcebispo da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio, O Carm. lembrou a aparição de Nossa Senhora de Fátima à Lucia, Jacinta e Francisco como um sinal do amor de Maria pela humanidade. O arcebispo citou o Papa Francisco ao falar sobre o problema recorrente com as fakes News.
“A serpente no Jardim do Éden é a primeira experiência de fake news, que é a notícia falsa. A serpente atual seria a fake News, que dissemina guerra e violência entre os homens e nos lares. Deus pede para não nos enganarmos com o mal”, ressaltou ao acrescentar uma reflexão: “conhecendo a verdade, a verdade vos tornará livres e pessoas livres constroem a paz”.
Durante toda a tarde, o Santíssimo Sacramento permaneceu exposto para adoração no Santuário e em seguida foram celebradas duas missas ao mesmo tempo, uma no Santuário e outra na Igreja de São Lucas.
Após as celebrações, Dom Antônio saiu da Igreja de São Lucas junto com os fiéis, que iluminaram a procissão com velas, dirigindo-se ao Santuário, onde o bispo emérito Dom Genival e fiéis aguardavam a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima para o encontro com a imagem da Virgem dos Pobres.
No Santuário, Padre Cícero Calado uniu-se aos fiéis em louvores à Mãe de Deus e após a consagração à Nossa Senhora, Dom Antônio concedeu a benção final com aspersão de agua benta nos fiéis.