11/05/2018 04h33

Catequistas participam de palestra sobre comunicação, linguagem e era digital

A programação da Semana das Comunicações Sociais segue até sábado (12)

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió

Foi a vez da Catequese participar da programação da Semana Arquidiocesana das Comunicações Sociais, na noite desta quinta-feira (10). Assessorada pela irmã Joana Puntel, a palestra foi ministrada para os catequistas e abordou o tema "A comunicação na iniciação Cristã: linguagens de vivência da Fé na era digital".

As novas tecnologias, a adequação da linguagem para as crianças e os desafios para os catequistas na realidade paroquial foram aspectos refletidos durante a formação. "As crianças estão com o celular em mãos, mantendo contato com o mundo virtual. Precisamos saber o modo de nos aproximarmos delas e fazer com que o diálogo possa apontar um caminho para a Verdade, assim como Papa Francisco faz em seus encontros: ele se aproxima, escuta e orienta", falou a palestrante.

Luís Carlos, da Comissão Arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética, reconhece a necessidade de discutir sobre os novos meios de comunicação e de estar atentos às mudanças comportamentais das crianças e adolescentes diante das novas tecnologias: "Um momento muito importante, porque esclarece aos catequistas que eles precisam enfrentar e conviver com esses desafios. É necessário se atualizar para que a mensagem de evangelização se torne atraente e, que assim, Jesus chegue e transforme as pessoas".

Seminaristas

Na tarde de quarta-feira (09), os seminaristas assistiram à palestra "Educar para o digital: ser formado para depois formar". Os participantes puderam refletir sobre a necessidade da presença da Igreja no meio virtual, através do clero e leigos, que esteja preparada para ensinar o Evangelho por meio das novas possibilidades.

#DMCS

A programação na Arquidiocese de Maceió para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, do próximo domingo (13), continua.  Nesta sexta-feira (11) tem café da manhã com a imprensa com a presença de dom Antônio Muniz e a Irmã Joana Puntel, e no sábado (12) o Seminário com os agentes da Pastoral da Comunicação.