09/05/2018 19h48

Semana das Comunicações Sociais começa com palestra para o clero de Maceió

Palestra da Irmã Joana Puntel refletiu o tema "A comunicação como ferramenta de superação da violência nas redes sociais"

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Encontro foi realizado no Seminário Nossa Senhora da Assunção, no Farol

A Arquidiocese de Maceió iniciou a programação Semana das Comunicações Sociais, nesta quarta-feira (09), no Seminário Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Farol. Com o tema "A comunicação como ferramenta de superação da violência nas redes sociais", a primeira palestra da Irmã Joana Puntel foi ministrada para o clero.

O arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, o vigário-geral Monsenhor José Augusto, padres e diáconos refletiram, durante a reunião do clero, a mensagem do Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo domingo a(13). O tema abordado pelo pontífice, "Fake News e Jornalismo de Paz", tem como base palavras do evangelista São João (8, 32): "A verdade vos tornará livres".

“A Assembleia Geral da CNBB, no mês passado, estava sob uma cortina de medo entorno das notícias falsas envolvendo a Igreja e, por isso, voltei com o pensamento de que é necessário discutir o assunto e ele deve ser tratado também no clero, composto por formadores de opinião e que devem combater de forma direta a mentira”, disse dom Antônio.

A Irmã Joana Puntel, jornalista, doutora em Comunicação e religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas, está assessorando toda a programação na Arquidiocese. Ela destacou que a Igreja tem um papel importante para combater as “fake news”. “O fenômeno não é algo atual, porque informações falsas sempre existiram, mas com as redes sociais digitais ganhou mais força e a Igreja, o clero e os leigos, tem a missão de difundir a verdade”, falou.

O padre Adauto Farias, da Paróquia Santa Isabel, do Jacintinho, participou da formação e avaliou como positiva a iniciativa da Comunicação da Arquidiocese. "A gente agradece a iniciativa da Pascom por trazer a irmã Joana Puntel, porque ela vem com essa mensagem importante para que nós possamos melhorar a nossa comunicação no contexto que estamos vivendo, às vésperas das eleições, e sabemos que as fake news são a distorção da verdade, criam mecanismos para se apresentar como verdade aquilo que é mentira", pontuou o sacerdote. "Que com essa reflexão possamos tomar consciência e que o Espírito da Verdade nos conduza a ter o senso crítico diante das falsas notícias", acrescentou.

De acordo com a coordenadora da Comunicação da Arquidiocese de Maceió, Maria Cícera, o objetivo do encontro com o clero foi é levantar a discussão sobre o assunto e alertar que os padres, como pastores, devem conscientizar os fiéis sobre o perigo de compartilhamento de notícias falsas. "Eles precisam ter o conhecimento de que a comunicação no WhatsApp, por exemplo, é muito rápida e o cuidado só aumenta", detalhou. "Foi muito produtiva a discussão, não só pela participação, mas também pela aceitação ao projeto da Semana das Comunicações, e isso mostra que estamos no caminho em que a Igreja precisa avançar".

Semana das Comunicações

À tarde, a irmã ministra palestra para os seminaristas com o tema “Educar para o digital: ser formado para depois formar”. Amanhã será a vez dos catequistas com discussão sobre “A Comunicação na Iniciação Cristã: linguagem de vivência da fé na era digital”. Já na sexta (11), será oferecido um “Café com a imprensa” com a presença da Irmã Joana e do arcebispo dom Antônio Muniz Fernandes falando sobre a mensagem do Papa. Para encerrar a programação, no dia será realizado o VI Seminário Arquidiocesano para o Dia Mundial das Comunicações, sendo o tema, a mensagem do Papa Francisco para a data: A verdade vos tornará livre (Jo 8,32) – Fake News e Jornalismo de Paz.