08/05/2018 11h58

Celebração ocorreu no último dia 1°

Rose Lino - Comunicação Arquidiocese de Maceió
Wanderlan Veloso - Comunicação Arquidiocese de Maceió

A comunidade de Fernão Velho comemorou no dia 1º de maio seu padroeiro – São José Operário. Pe. Marivaldo da Conceição, administrador paroquial, falou que o tema central deste ano foi “- Como leigos servidores do reino, honremos São José por ser o Ano do Laicato, toda a temática da festa foi sobre a vocação do leigo que tem a missão de levar Cristo a todas as dimensões da vida, a todas as estruturas da sociedade. O padre lembrou que os devotos costumam celebrar com fervor o padroeiro, fazem seus pedidos, mas também agradecem a saúde, o emprego e muitas outras graças alcançadas pelas pessoas simples por intercessão do poderoso São José Operário.
Mariete é coordenadora da Liturgia da Paróquia e fala da alegria de comemorar o dia do padroeiro. Para ela esse ano tem uma alegria a mais pois em abril foi implantado o ECC (Encontro de Casais com Cristo) na paróquia e mesmo com pouco tempo para a organização da festa deu tudo certo porque a comunidade é muito unida, acolhedora, tem muito fervor e amor a São José. Foram nove (9) noites com a igreja cheia para a novena e com a participação do povo em tudo que foi solicitado pelos organizadores.
As comemorações do dia foram iniciadas com a Santa Missa presidida por Dom Genival Saraiva, Bispo Emérito de Palmares e proto vigário-geral da Arquidiocese de Maceió e concelebrada pelo Administrador Paroquial Pe. Marivaldo da Conceição e pelo Pe. Raimundo Peretti da Diocese de Propiá. A celebração foi animada pelo Grupo Luz, formado por casais do ECC da Paróquia Divino Espírito Santo na Jatiúca. Lucirene Vergetti, integrante do grupo, disse que é uma alegria estar na comunidade para a festa pela primeira vez, que foi muito bem acolhida e que é sempre muito importante levar através da música a mensagem de Deus.
Dom Genival iniciou a homilia lembrando que Maria e São José amaram a Deus acima de tudo e são exemplos para nós. Falou da importância de comemorar o dia do Padroeiro pois a “fé entra pelos ouvidos e deve ser vivida comunitariamente. Devemos pedir a Nossa Senhora a graça da perseverança e da fidelidade, pois somos responsáveis pela manutenção da vida pastoral neste mundo que cada dia oferece mais coisas para nos desviarmos do caminho de Deus. Devemos pedir que Deus conserve em nós o amor e o coração paroquial e diocesano. São José é exemplo de uma pessoa reservada e prezava pelo valor maior em sua vida que era Maria e Jesus. Conhecido como homem justo, possamos seguir esse santo exemplo. Estamos começando o mês de maio e quem ama Nossa Senhora nunca vai deixar de amar Jesus Cristo e ao próximo. Com o Magnificat Maria nos mostra o lugar de Deus na sua vida. Que a palavra de Deus proclamada nessa celebração possa nos ensinar a ser mais semelhantes a Ele pois os humanos tem uma dignidade imensa por sermos a imagem e semelhança de Deus e nós estamos sempre deturpando essa imagem.
Precisamos respeitar as pessoas e suas opções mas não podemos negar as doutrinas, abdicar do que foi revelado por Deus. Preservemos os valores da família como a encontramos na sagrada Escritura, nunca descriminar, excluir. Que nós possamos sentir que somos irmãos e irmãs em Jesus Cristo e vivamos com alegria essa nossa missão de irmãos e irmãs de Jesus Cristo” disse o celebrante.
No final da celebração Pe. Marivaldo agradeceu a presença de Dom Genival, do Pe. Raimundo Peretti, a Paróquia Divino Espírito Santo pela implantação do ECC (Encontro de Casais com Cristo) na paróquia de Fernão Velho e ao Grupo Luz pela animação na Santa Missa. Agradeceu também a toda a comunidade pela dedicação e o amor com que participaram em todos os dias do novenário fazendo com que a festa fosse tão bonita. Lembrou a todos o compromisso com a procissão às 16h que irá percorrer as principais ruas do bairro.