20/12/2017 11h43

Comissão participa de reunião sobre o seminário “Rota da Vida”

Representantes da Arquidiocese de Maceió, do Município e do Estado, participaram da reunião que aconteceu na manhã do dia 19

Carlos Roberto / Pascom Arquidiocese de Maceió
Fotos Carlos Roberto / Pascom Arquidiocese de Maceió

Na manhã desta terça-feira, 19, aconteceu a segunda reunião do projeto “Rota da Vida”, com base no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência” e no lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). A reunião aconteceu na Cúria Metropolitana de Maceió.

A reunião contou com a presença dos padres Antônio Ramos do Prado, Assessor da Comissão da Juventude da CNBB; Côn. Walfran Fonseca, Padre Erivaldo Xavier, Diácono André Soares, Cauê Castro e Sonaly Bastos, representantes da Arquidiocese de Maceió; Juliana Vergetti, Secretária Executiva do Gabinete do Prefeito; Camila Dias, Secretária Adjunta de Políticas Públicas para Juventude do município; Maria Lúcia, Secretária Municipal de Educação (SEMED); e Jobasine Almeida, Capitão da Polícia Militar.

Durante a reunião foi debatida a programação para o fórum, que acontecerá no dia em fevereiro de 2018, bem como os convidados que participarão dos debates. O evento é voltado para Educadores/as, professores/as, jovens líderes e acompanhantes de crianças, adolescentes e jovens.

Sobre o projeto Rota da Vida
O propósito do projeto Rota da Vida é de compreender qual o valor e função que esses assassinatos passam à sociedade. Para isso estabelecemos os dois estados com os maiores índices de homicídios juvenis por arma de fogo no Brasil (HAF), para ir ao encontro nessas localidades, e a partir de um sentido missionário, debater, confrontar, ir à origem do problema e promover políticas publicas para solucionar o que aflige a sociedade, oferecendo respostas quanto às vidas ceifadas.

Vida, a partir do Mapa da Violência, desenvolverá diversos encontros nos estados brasileiros e o material será coletado por meio de reuniões e entrevistas estabelecidas, visando o desenvolvimento de uma cultura de paz e políticas públicas que respondam as necessidades apresentadas. Os fóruns serão realizados nos estados como: Alagoas - Maceió, Ceará - Fortaleza, Sergipe - Aracaju, Rio Grande do Norte - Natal, Maranhão - São Luís, ES - Vitória e GO – Goiânia que se destacam pela quantidade de jovens ceifados de acordo com o último levantamento.

O projeto é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB em parceria com as Arquidioceses ou Dioceses das cidades citadas acima. Levando em conta que a CF 2018, traz como tema “Fraternidade e superação da violência”, os seminários nessas cidades quer contribuir para uma reflexão mais ampla junto às pessoas que trabalham na educação e no acompanhamento de adolescentes e jovens.