29/11/2017 15h06

Evento aconteceu na Praça Nossa Senhora das Graças e reuniu centenas de fiéis

Marcos Filipe / Pascom Arquidiocese de Maceió
Fotos: Pascom Arquidiocese de Maceió

Neste último domingo (26) a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro da Levada, em Maceió, encerrou seu 3º Congresso Eucarístico e foi o local escolhido para a Arquidiocese celebrar a solenidade da Festa de Cristo Rei.

O dia começou com a missa e uma manhã mariana com pregações, comandada pela Renovação Carismática Católica (RCC), encerrando com a meditação do terço. Também padres estavam presentes e iniciaram um mutirão para aqueles que desejavam se confessar.

Com o tema “A Eucaristia faz Igreja”, o padre Tito Régis lembrou que é através da Eucaristia que Jesus fala em nossa vida. “Sem ela, nada podemos fazer, a Igreja não acontece, não deixa marcas”.

Ele lembrou que a Comunhão inspira atos. “Não comungamos para nós, mas para os outros. Estando ‘Eucaristizado’, permitimos que o Cristo fale, viva”. Ele concluiu dizendo que o Sacrário é o ponto de partido, e o lugar da chegada é o irmão.

A programação seguiu com a adoração ao Santíssimo Sacramento e a missa de encerramento com a presidência do Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz.

Na homilia ele destacou que era motivo de muita alegria a solenidade de Cristo Rei está acontecendo na paróquia. “Estamos comemorando 80 anos do primeiro Congresso Eucarístico realizado em nossa Arquidiocese, que aconteceu aqui na Levada; e também iniciamos as comemorações do Ano do Laicato”.

Ele ressaltou que há 80 anos, a região começava a ser marcada pela exclusão social. “As autoridades começavam a repovoar esta área com os mais necessitados e marginalizados. Mas a Igreja se fez presente, contrariando tudo isso, e começava os trabalhos da Casa do Pobre. E hoje temos o mesmo papel, de cuidar desses nossos irmãos, mas não somente aqui, mas em todos os lugares”.

O Arcebispo também lembrou que a Igreja vive um momento muito forte de luta. “Estão tentando destruir a família, os valores cristãos, e temos que ser firmes”.