25/09/2017 16h35

Paróquia celebra casamento coletivo e realiza sonho de casais

Matrimônio é um dos sete Sacramentos da Igreja Católica

Amélia Sandes Com Caroline Alencar / Pascom Sta. Terezinha
Fotos: Caroline Alencar e Luciana Padilha - Pascom Sta. Terezinha

Sete casais receberam o sacramento do matrimônio das mãos do monsenhor José Augusto Silva Melo durante o terceiro casamento comunitário. A celebração ocorreu na noite da sexta-feira (22), na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, na Serraria, com organização da Pastoral Familiar.

Para a Igreja Católica Apostólica Romana, o matrimônio é o quinto sacramento instituído por Jesus Cristo. É um sinal do amor de Deus por Seus filhos e depende de como cada um quer receber esse amor. Como os demais sacramentos (Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Ordem e Unção dos Enfermos), precisa da boa vontade de quem irá recebe.
Segundo Cláudia Batista, integrante da Pastoral Familiar da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, existe uma preparação para os casais que vivem juntos e querem receber a bênção do casamento.

“Nos reunimos e abordamos vários temas direcionados à família, à criação dos filhos, participação na Igreja. Conversamos sobe a importância de casais cristãos no mundo de hoje para a formação de uma sociedade melhor”, explica.

Para o monsenhor José Augusto o sacramento do matrimônio é um grande projeto que anuncia o reino de Deus e permite que os casais vivam a misericórdia de Deus.

“É uma alegria vermos as pessoas que descobrem e abraçam a vida da igreja. Foi uma noite feliz de evangelização, de cumprimento de que é próprio da vida paroquial, anunciar, convidar e oferecer a todos a beleza do reino de Deus”, louvou o pároco de Santa Terezinha do Menino Jesus.

Para os casais, o padre José Augusto falou sobre a importância do sacramento na família.
“Queridos casais, planejem a família de vocês com Deus, tenham tempo para ouvir Deus, leiam a palavra de Deus. Não é perca de tempo a oração, os sacramentos. Uma família sólida é construída com Deus”, afirmou.

O casal Izete Maria e Sebastião Granjera vivem juntos há 23 anos e aceitaram receber o sacramento.

"Este é um dia muito importante, muito esperado. Eu tinha essa vontade de receber a bênção do matrimônio", confessou Izete. Para Sebastião, o ‘casar’ foi importante para consagrar a convivência dos dois. “Eu estou muito feliz", comemorou Sebastião.

Juntos há oito anos, o casal Aline Larissa e José também estava no altar, recebendo as bênçãos de Deus. Eles compartilham o mesmo pensamento ao falar sobre o sacramento que receberam.

"É uma felicidade, é a realização de um sonho. Agora a gente se sente mais abençoada", disse Aline.

"Estamos juntos há 8 anos e esse ano estamos realizando o nosso sonho de sermos abençoados por Nosso Senhor Jesus Cristo”, completou o esposo.

Um fator importante para os católicos cristãos é que, sem o matrimônio, o casal não pode receber a Sagrada Eucaristia, presença do Corpo de Cristo.

“Muitos têm o sonho de receber a Eucaristia. Preparamos os casais e isso também os motiva a participar do Encontro de Casais com Cristo e da vida na Igreja. É muito gratificante realizar sonhos e saber que Deus está presente em todos os momentos nas famílias”, finalizou Cláudia Batista.