27/08/2017 17h29

Devotos participam de Missa Solene em celebração à Nossa Senhora dos Prazeres

"Hoje é o dia de celebrar aquela que intercede por nós”, aclama dom Antônio

Lucas Thaynan / Pascom Maceió
Fotos: Caroline Alencar / Pascom Sta.Terezinha

Uma multidão de fiéis acompanhou, na manhã deste domingo (27), a tradicional Missa Solene, realizada na Catedral Metropolitana, localizada no centro da capital, em comemoração ao Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade de Maceió. A celebração das 10h foi a segunda do dia e contou também com a participação do coro musical Prisma.

No início da celebração, o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, agradeceu a presença dos sacerdotes, presbíteros, diáconos, seminaristas e de toda a comunidade que participa da Festa da Padroeira. “Todas e todos sintam-se à vontade e acolhidos na Casa da Mãe. Hoje é o dia de celebrar aquela que intercede por nós”, aclama dom Antônio.

Durante a homilia da Santa Missa, o arcebispo de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio Fontes Matos, defendeu a importância da família no seio social, e apontou que ela é a principal solução para os problemas vividos hoje por nossa sociedade. “Por que não pedirmos em prol das famílias daqui de Maceió, do nosso estado de Alagoas, do nosso amado Brasil e do mundo inteiro? Sim meus irmãos, porque se a família vai bem todos os outros problemas não existirão, ou se existir serão superados com a força do amor”, expõe dom Dulcênio.

Além de dom Dulcênio, dom Valério Breda, bispo de Penedo; dom Genival Saraiva, bispo emérito de Palmares (PE) e monsenhor José Augusto, vigário geral da Arquidiocese de Maceió, concelebraram a Missa com dom Antônio Muniz.

Caminhada de Fé

A tradicional Romaria que reúne anualmente fiéis, que vão em caminhada da Paróquia de São Vicente de Paulo, no bairro do Graciliano Ramos, na parte alta de Maceió, até a Catedral Metropolitana, no Centro, sempre no Dia da Padroeira, neste ano reuniu em torno de 200 pessoas. O grupo caminhou por quase 20 quilômetros durante mais de 4 horas, embalados pela fé e por muita animação. Eles saíram antes das 6h deste domingo e chegaram por volta das 10h na Catedral para participar da Missa Solene.

Na chegada à Catedral, a jovem Thais da Silva, de 15 anos, com sinais de cansaço, mas com um sorriso no rosto nos conta que é o quarto ano consecutivo em que participa da peregrinação. “Este é a quarta vez que participo e é sempre muita emoção, porque isso é para quem realmente tem fé e acredita verdadeiramente na caminhada com nosso Cristo”.

Ivanize de Castro, de 56 anos, se emociona ao falar do que a motiva a participar desta romaria. “A gente faz não por brincadeira. Nós fazemos por fé e amor mesmo, e de agradecimento. Nós temos tanta coisa para agradecer à Nossa Senhora e este é o mínimo que podemos fazer”, diz.

Audios

Homilia na Missa Solene de Nossa Senhora dos Prazeres