19/06/2017 17h07

Dom Antônio Muniz preside Missa em Ação de Graças pelo sexto ano da Casa Betânia

A Unidade Feminina do Juvenópolis foi fundada em junho de 2011, no bairro Benedito Bentes 1

Maria Cícera - Pascom Arquidiocese de Maceió
Fotos: Luciana Padilha/Pascom Maceió e Márcia Portela

A Casa Betânia, Unidade Feminina do Juvenópolis, localizada no Conj. Aracauã no Benedito Bentes 1, celebrou, na manhã do último sábado, 17 de junho, o seu sexto aniversário de fundação. A Santa Missa, celebrada nas dependências da Casa, foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Maceió e concelebrada pelo Côn. Walfran Fonseca, Diretor Adjunto das Obras Sociais da Arquidiocese; padre José Maurício, responsável pela Área Pastoral Nossa Sra. Aparecida; e padre Silvestre da Silva. O Coral formado por acolhidos da Casa do Servo Sofredor, unidade masculina do Juvenópolis, animou a liturgia.

Às 10h, Dom Antônio Muniz presidiu a Missa em Ação de Graças e, logo no início, destacou sua admiração em vê tão grande amor que as pessoas devotam à obra chamada Casa Betânia. E louvor a Deus pelo apoio das Irmãs, pelos voluntários, as Instituições não governamentais e os Organismos e Pastorais da Igreja, que ativamente ajudam nesse processo de recuperação na vida das mulheres acolhidas pela Casa.

Na homilia o arcebispo destacou que o cristão não deve deixar que o desânimo faça parte da caminhada de fé. E prosseguiu dizendo: “Igreja desanimada não é Igreja de Cristo, Igreja temerosa não é Igreja de Cristo! Jesus Cristo bem que dizia quem põe a mão no arado e olha para traz, pode deixar o arado, não presta para o serviço. Que seja o teu ‘Sim, sim’ e o teu ‘Não, não’ porque na metade está o diabo”. E encerrou revelando um grande sonho: “Desejo que em alguns anos, na Casa Betânia ou próximo dela, seja construída a sede da futura paróquia Nossa Senhora Aparecida, pois hoje em dia é neste espaço que funciona a sede provisória da Área Pastoral”.

Após a missa a assistente social Lilian Almeida e um grupo de mulheres acolhidas pela Casa realizaram uma homenagem aos voluntários e recordaram as tantas mulheres que por ali passaram. Foi servido um almoço para todos os presentes e um animado forró encerrou todas as atividades do dia.

Casa Betânia
A Casa Betânia é uma Unidade Feminina do Juvenópolis para dependentes químicos em recuperação dirigida pela Arquidiocese de Maceió, tem como presidente o arcebispo Dom Antônio Muniz Fernandes, Diretor o Côn. Walfran Fonseca, e coordenação as Irmãs Vera, Leucia, Glória e Luciene, que também trabalham com a Unidade Masculina do Juvenópolis. Tem capacidade para acolher 22 mulheres que sejam maiores de 18 anos de idade, em vunerabilidade e dependência química. É um trabalho voluntário e as mulheres acolhidas ficam em regime de residência por 06 meses, são assistidas, no âmbito biológico, psíquico, social e espiritual, por profissionais especializados. Além de terem o acompanhamento de grupos, movimentos e pastorais desenvolvendo oficinas com trabalhos manuais que podem ser adquiridos pela sociedade.

Para a jovem Dayana, acolhida pela Unidade, o sentimento de gratidão é inexplicável: “Moro na Bahia e é a segunda vez que sou acolhida aqui. Muito bem acolhida, graças a Deus. Tive uma recaída e voltei, há três meses. Hoje para nós é um dia de muita alegria!”.

“A Casa Betânia é um lugar de acolhimento e foi criada neste espaço justamente porque era mais favorável ao tratamento. Um pouco afastado da cidade para uma melhor introspecção. As ‘acolhidas’ tem seis meses de encontro consigo mesmas, e assim podem conviver na fraternidade com as outras pessoas que aqui estão”, salienta Côn. Walfran Fonseca.