12 a 27/09/2017

Festa de São Vicente de Paulo - Catepelania da Santa Casa

De 24 a 27 de setembro. Todos os dias às 17h.

A Igreja aqui no Brasil está festejando o ano mariano por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul e dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, aos três pastorinhos. Este teve início em 12 de outubro de 2016 e sua conclusão será aos 11 de outubro de 2017.
A mensagem do episcopado brasileiro para a abertura deste ano mariano diz: “Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: ‘Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe’. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida”. “É um ano para celebrar, para comemorar, para louvar a Deus, mas também para reaprender com Nossa Senhora como seguir Jesus Cristo, como ser cristão hoje”.
Com essa motivação, realizaremos a festa do Nosso Padroeiro São Vicente de Paulo neste ano. São Vicente fez uma experiência muito forte da proximidade materna de Maria quando esteve escravizado. Ele descreve isso ao Senhor Comet, advogado da Corte de Dax, com as seguintes palavras: “Deus me inspirou sempre uma grande confiança de ser libertado (da escravidão) pelas incessantes orações que dirigia a Ele e à Santa Virgem Maria; e creio firmemente de ter obtido esta graça somente pela sua intercessão”. Em suas palavras de orientação aos membros da obra que ele iniciou, diz: “De que adianta levar uma sopa, um remédio aos Pobres, se o motivo desta ação não for o amor de Deus? Esta era o motivação de todas as ações da Santíssima Virgem, e das boas mulheres que serviam aos Pobres sob a orientação de Nossa Senhora e dos Apóstolos... aos quais somos tão felizes de suceder”.
Teremos como referência a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae do sumo pontífice João Paulo II. O povo cristão, repercorrendo com a oração do Rosário as etapas da vida terrena de Jesus, habitua-se antes de tudo a “recordar” os eventos de salvação operados por Cristo com o olhar e o coração da Virgem; é além do mais introduzido por Maria a “aprender” Cristo com uma penetração mais profunda do seu mistério; é solicitado pela serva do Senhor a “conformar-se” ao estilo de vida de Cristo, o mestre por excelência; é sustentado pela intercessão materna de Maria a “suplicar” a Cristo, “a via da nossa oração”; é chamado, enfim, a “anunciar” Cristo com Maria, em um percurso de evangelização e de aprofundamento, qual significativa oportunidade catequética.
Sintam-se convidados, você e sua família a participar destes dias de celebração, reflexão e festa.

Programação:
Dia 24 – Domingo
Missa de abertura às 17:00h
Tema – “Tu és a honra da humanidade!” (Cf.: Jd 15,9). Ano mariano: 300 anos de Aparecida – 100 anos de Fátima.
Convidados especiais: Apostolado da Oração

Dia 25 – Segunda-feira
17:00h Celebração Eucarística
Tema – “Eis a tua mãe!” (Jo 19,27). O lugar de Maria na fé dos discípulos de Jesus. O amor do povo de Deus pela Mãe daquele que é reconhecido como nosso Salvador, Jesus Cristo, possibilitou a reflexão teológica sobre ela.
Convidados especiais: Pastoral da Saúde e Rede Feminina de combate ao câncer.

Dia 26 – Terça-feira
17:00h Celebração Eucarística
Tema – “O Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor” (Lc 1,49). Contemplar e recordar Cristo com Maria; aprender Cristo de Maria; configurar-se e anunciar Cristo com Maria.
Convidados especiais: Vicentinos

Dia 27 – Quarta-feira
17:00h Solene Celebração Eucarística.
Participam da Missa o corpo executivo do hospital, membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, médicos, equipe multidisciplinar e todos colaboradores da instituição.

«Outubro / 2017»

Cadastre-se e receba informativos da Arquidiocese de Maceió